O pilates é um tipo de exercícios que tem como objetivo usar o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Sempre prezando pelo equilíbrio, o pilates possui seis princípios básicos.
- Centro da força
- Concentração
- Controle
- Fluidez
- Precisão
- Respiração.
Em 2017, pesquisas apontavam a existência de mais de 35 mil studios de pilates no Brasil, o que demonstra o aumento no interesse dos brasileiros pela prática. A verdade é que o pilates pode melhorar, e muito, a saúde física e até mental. De acordo com o criador do método, Joseph Pilates, além de desenvolver um corpo uniforme, a prática pode corrigir a postura, restaurar a estrutura física, revigorar a mente e elevar o espírito.
Quando falamos em fortalecimento da coluna através do pilates, é preciso lembrar que existem variações nos exercícios e cada um trabalha de uma forma no corpo, mas a grande maioria deles fortalecem os músculos que são necessários para o suporte ideal à coluna.
Para todas as idades, o pilates pode ser aliado na reabilitação de patologias. Os exercícios feitos com esse propósito aliviam dores nas costas, pescoço e articulações. A reabilitação através do pilates exige disciplina e cuidado na realização dos movimentos.
O tratamento, normalmente, é progressivo e atua diretamente na ‘lesão’. Com isso, é possível concluir que o pilates eleva o bem-estar proporcionando uma vida com mais qualidade, espantando o sedentarismo e as dores.