Possivelmente você já ouviu sobre torcicolo, aquele “mau jeito” que surge após uma noite de sono com postura inadequada, por excesso de esforço físico ou movimentos bruscos. Torcicolo é o nome dado à contração involuntária dos músculos do pescoço, que dificultam os movimentos da cabeça. Quem já passou pela dor, sabe o quão desconfortável é e sabe que, na hora, tudo que você quer é um jeito de aliviar.
Mas porque não evitar a dor? Observar alguns hábitos e detalhes do seu dia podem garantir que você não precise lidar com esse problema desconfortável.
Preste atenção em seu travesseiro, em como seu pescoço fica disposto em cima dele. Se você usa o mesmo travesseiro há muito tempo, é possível que ele já não garanta a saúde do seu pescoço e coluna como deveria.
Corrija também sua postura e posição ao dormir. Nosso pescoço é uma extensão da coluna e ter problema em um, pode afetar o outro diretamente. Além disso, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode forçar ainda mais a região do pescoço, acarretando em dores fortes.
Evite posições desconfortáveis para sua postura. Seja ao assistir televisão, lavar a louça, limpar a casa, trabalhar, sentar e até ao atender o telefone.
Mesmo se observarmos esses detalhes, algumas vezes podemos sofrer de torcicolo por outros motivos que podem fugir de nosso total controle. Então anota aí, porque vamos lhe passar algumas dicas básicas, mas eficientes, para acalmar a dor:
1 – Gire a cabeça para a esquerda e depois para a direita, sempre com cuidado e devagar. O movimento vai suavizar o desconforto.
2 – Com um creme, ou óleo de massagem, faça leves movimentos no pescoço, na nuca, cabeça e ombros.
3 – Depois da massagem, faça uma compressa de água quente por cerca de 20 minutos ou mais.
4 – Utilize um colar cervical Eko’7. A peça imobilizará a região, sustentando o pescoço para que ele se restabeleça.
5 – Procure ajuda médica. Em casos mais graves, é necessário fazer uso de medicação.
Também são indicados exercícios de alongamento para evitar e aliviar a dor, o indicado é que sejam feitos com acompanhamento de um profissional, para não piorar a lesão. Fique atento aos sintomas do torcicolo, se for algo recorrente, outros tratamentos podem ser utilizados, como a fisioterapia, quiropraxia e acupuntura.
Observe seus hábitos, e assim possivelmente conseguirá identificar o motivo do torcicolo. Lembre-se que a forma como você dorme pode ser culpada. Embora sinta-se confortável, nem sempre é o jeito ideal para ficar. Além do torcicolo, a má postura ao dormir, pode levar a doenças mais sérias e até desencadear desvios posturais.